QUAL SEU TIPO DE MANCHA?

MANCHAS SENIS
 Elas puxam para o marrom e são mais arredondadas, podem aparecer em vários tamanhos. Pessoas mais idosas que não cuidaram tanto da pele possuem muitas dessas manchas nas mãos, nos braços e no pescoço. Esse tipo de mancha surge a partir dos 40 anos (principalmente se você não se cuida ao sol, que tem efeito cumulativo) e são bem mais visíveis em quem tem a pele mais clara


MELASMAS
Essa é a mancha que aparece sempre depois das suas férias de verão, quando você abusou do sol na praia ou na piscina e ganhou as famosas parecidas com sardas. Elas têm uma coloração puxada para o castanho e tamanhos variados. Problemas hormonais e predisposição genética são outros fatores que a causam.


SARDAS
Uma das causas principais é a predisposição genética em quem tem a pele clarinha (por exemplo, os ruivos e loiros naturais), mas na maioria dos casos (principalmente no Brasil, onde o sol é forte) ela surge por efeito cumulativo da radiação solar, com mais frequência na face, nos ombro e no colo.

                                                 Leucodermia solar

Também são conhecidas como sardas brancas e atingem braços e pernas, principalmente. A causa é o excesso de exposição solar ao longo de muitos anos.



                                                 Manchas na gravidez

É comum com a “bagunça” hormonal muitas gestantes apresentarem manchas maiores, de tom marrom durante os nove meses. Isso acontece por conta da dupla exposição ao sol sem proteção + alteração dos hormônios.



                                                  Fitofotodermatite

Trata-se daquelas manchas marrons com fundo avermelhado que surgem na pele após contato com frutas mais cítricas, como limão e laranja e também figo e caju, associadas à exposição ao sol. Em casos mais severos, podem até surgir bolha, numa espécie de queimadura. Elas são comuns de acontecer em churrascos na piscina, por exemplo. Muita gente faz caipirinha e sai ao sol, se esquecendo do perigo que corre.



                                              Dermatite de contato

Por causa de alergia a algum produto ou alimento, surgem manchas marrons na pele, sem um formato padrão. Podem ser grandes ou pequenas.







0 comentários:

Postar um comentário